segunda-feira, 21 de julho de 2014

Como guardar dinheiro? Parte 1

Talvez a parte mais importante para conseguir realizar o sonho da casa maloca própria, ou qualquer outro sonho que exija dinheiro, seja o planejamento. Mas, ao menos para mim, planejar tem sido sinônimo de poupar! Porque infelizmente só sonhar não adianta, né gente :(

Bom, confesso que ainda não tenho muita disciplina, porque como trabalho há pouco tempo tenho muita vontade de gastar com coisas que sempre tive vontade :3 ... Maaaaaas, apesar disso, procuro evitar o desperdício e me forçar a poupar. A questão é, como?

1) Sempre que vou gastar com algo, me pergunto sempre: é realmente necessário? Só essa pergunta já faz com que muitas vezes eu desista de uma compra. Tem sido realmente tentador ver várias lojas em liquidação esse mês, dá vontade de provar e sair comprando tudo porque tá mais barato, mas a verdade é que nem sempre precisamos daquilo, apenas acreditamos que precisamos, e isso faz gastar sem necessidade. 

Preciso mesmo de uma blusa de frio, se já tenho três? Não, não preciso. Ainda que usar roupa repetida não seja a coisa mais legal do mundo, deixar o armário lotado só pra ter 'mais opções', sendo que preciso de grana pra realizar planos maiores, é jogar dinheiro fora. Ainda mais quando o assunto é roupa, prefiro peças que permitam um maior número de combinações possíveis com as outras que eu tenho.

Quer ver outra coisa que faz a gente gastar sem perceber? Comer fora. Às vezes comer fora é uma necessidade, às vezes é uma opção pra quem mal para em casa. Quando não é possível levar comida de casa - e isso ajuda a economizar muito!! - procuro os locais com melhor custo-benefício. Mas outra coisa que economiza muito é NÃO COMPRAR BEBIDA. Gente, sério, hoje em dia um refri ou um suco custa algo em torno de cinco reais, é quase 1/3 do que pagamos numa refeição (no centro de SP, na região da Sé, um prato razoável não sai por menos de 15 reais).

Considerando que um mês tem em média 22 dias úteis, dá pra economizar 110 reais. Isso, em doze meses, dá 1320 reais! Agora imagine esse dinheiro rendendo em um investimento! Pode parecer pouco, mas no longo prazo é um bom dinheiro. 

2) Avalie o custo da oportunidade. Dito de outro modo, é pensar: essa decisão me trará mais vantagens do que prejuízos? 

Um exemplo prático disso é a escolha entre transporte público x carro. É por na ponta do lápis todo o dinheiro que você gastaria com o carro (combustível, seguro, parcelas) e com transporte público, e colocar ao lado desses valores as vantagens e desvantagens de cada um. 

Mais ou menos assim: se eu já tenho um carro e usar ele todo dia para ir e voltar do trabalho,  gastarei algo em torno de 500 reais com gasolina + estacionamento (desconsiderando gastos com seguro e parcela), enquanto que com ônibus e metrô, gasto 200. O carro é mais confortável, mas sofre variações com o trânsito (corro mais o risco de chegar atrasada) do que o metrô e a linha de ônibus que eu uso, embora o transporte público seja lotado em horário de pico. Para mim, o que compensa mais? Eu consigo tolerar ter menos conforto e economizar $? Ou tenho algum meio de fugir do horário de pico (horário flexível no trabalho, por exemplo)? No final, preciso ver se é mais vantajoso para mim, se vale a pena pagar o preço, ou não, pelos benefícios que a minha opção me trará.

3) Adeque sua realidade ao seu bolso, use o que tiver até acabar, estragar ou não servir mais. Acho que essa regra poderia ser uma continuação da número 1. Falo isso porque, além de gastarmos desnecessariamente, não aproveitamos o máximo daquilo que compramos.

Pode ser a roupa que ficou encostada no armário mas que você comprou porque achou que valia a pena pela liquidação (#desabafo), pode ser aquele blush que você comprou numa outra cor, para diversificar, mas nunca terminou um blush sequer.

Queridas leitoras, ganhar dinheiro não é fácil. 

Essa vibe de gastar com maquiagem, "produtinho do dia", "look do dia", é ótima para quem tem dinheiro para esbanjar ou recebe os produtos e é pago para fazer avaliação, divulgar. Acho que vocês, assim como eu, não se enquadram nessa hipótese. É, não tá fácil, bem que eu queria ter um emprego que me pagasse uns dez mil reais, um papai super empresário para me bancar, ou que as marcas de maquiagem e moda me enviassem produtos para divulgação $$$, mas a realidade é fria, dura e cruel


Não sou nenhuma pobre de marré marré, também não condeno quem tem mais oportunidade do que eu, mas quero deixar claro aqui que precisamos adequar nosso estilo de vida, nossos desejos, a nossa realidade

Os meios de comunicação no geral - revistas, televisão, blogs - vendem um estilo de vida que a maior parte das brasileiras não consegue pagar. Bem que eu queria ter os cabelos, as roupas e uma casa decorada, com quartos enormes, igual as personagens de novela. Mas a vida não é assim, infelizmente. Então, bora usar melhor o que a gente já tem, evitando gastar sem necessidade?

Bom, o post ficou meio longo, então vou deixar para falar mais sobre "Como guardar dinheiro?" em outra oportunidade.

Espero que tenham gostado do post de hoje (:
Beijos!

*


Crédito das imagens (encontradas por pesquisa feita no Google):

http://dicasderoteiro.files.wordpress.com/2012/09/banho-de-dinheiro.jpg
http://canelada.com.br/wp-content/uploads/2012/02/dinheiro.jpg
http://www.anonymousbrasil.com/wp-content/uploads/2013/10/120717-Metr%C3%B4SP2.jpg?88c042
http://1.bp.blogspot.com/-tXn_fcB6klo/TwL2c3yrPII/AAAAAAAAAuE/hmeAqkIqaFo/s1600/i-love-sale-50.jpg



Nenhum comentário:

Postar um comentário