sexta-feira, 23 de maio de 2014

Chuva, Zona Leste, Caos!

Oi gente, tudo bem?
Nesses últimos dias tem feito um tempo feio em São Paulo! Hoje choveu o dia todo. O frio e a umidade, em si, não tem nada demais. O problema mesmo é o caos no trânsito e no transporte público. E quando me refiro a caos, é caos apocalíptico mesmo, principalmente se você mora na Zona  Leste, como eu.

Foto que um colega meu publicou no FB tirada hoje, no metrô Barra Funda.

Mas claro, a coisa sempre pode piorar. Além da chuva, pode ser que aconteça alguma pane no metrô. Até porque todo sistema está sujeito a falhas. E meu filho, vou te contar, quando isso acontece na linha vermelha, em horário de pico... salve-se quem puder. A coisa é tão feia, mas tão feia, que este ano, quando deu uma pane maluca e a coisa ficou preta, depois de ver uma mulher desmaiar e sair carregada para fora da estação, resolvi fugir para a casa do meu namorado (que mora na Zona Sul, portanto usa a linha azul do metrô) na tentativa de esperar ver se a situação melhorava. Na volta para casa, por volta de 11 da noite, ainda tinha gente andando à pé pra voltar pra casa o trajeto que os trens percorrem.

Tem vários vídeos desse dia no YouTube, deem um ligue na catástrofe:



Quando coisas assim acontecem, dá um desgosto danado. Os funcionários do metrô não tem nada a ver, os coitados tão trabalhando num puta estresse e precisam ficar ouvindo desaforo de gente que se acha cheia 'dos direitos' e não consegue se enxergar no lugar do outro. É desesperador ver a inaptidão dos funcionários e a selvageria dos passageiros no contexto da confusão toda: os primeiros tentam desesperadamente e sem sucesso controlar a multidão, apelam inclusive para as bombas de gás, e os segundos estão em frenesi, quase batendo nos funcionários. 

Situações assim são tristes demais, demais. Eu sei que todos querem voltar para a casa, ainda mais depois de trabalharem o dia todo. Eu também trabalhei esse dia. Mas assim que vi o caos instaurado, não pensei duas vezes: fugi. Recomendo todos fazerem isso: fugirem para algum shopping, parque, casa de amigos, ou mesmo aproveitar uma cerveja num bar, ainda que na companhia de si mesmo. Qualquer opção é melhor do que viver isso daí. Esse sufoco todo!

Gente, é por isso que quero FUGIR da Zona Leste. Trabalho e estudo no centro de São Paulo, e gostaria muito de procurar algum lugar para viver por lá, pra tentar ter maior qualidade de vida. Mas é complicado também, porque à noite o centro é um lugar muito vazio, quase não tem moradores, e é muito perigoso.  Pra quem, como eu, precisa voltar para casa bem tarde, a insegurança e o preço nas alturas dos aluguéis não compensam.

Bom, hoje foi só pra mostrar uma das razões do sonho de ter a própria maloca: fugir do caos no transporte! E tentar ter mais qualidade de vida!

Nos próximos posts vou tentar falar sobre a vida em São Paulo e a questão da moradia, que é uma das causas para o transporte estar desse jeito: os empregos estão concentrados na região central e as moradias quase todas concentradas nos bairros mais periféricos. Resultado? Isso aí que vocês viram. Metrô superlotado, pessoas demorando uma hora, uma hora e meia, duas, só pra ir pro trabalho.. voltar é outro martírio. Sem contar no sufoco de andar esmagado e no sufoco maior ainda que é ser MULHER e ter que pegar metrô no horário de pico, aguentando o assédio de gente cretina.

Enfim, é só por hoje :P 

Nenhum comentário:

Postar um comentário